Conselheiros empossados irão cumprir mandato até 2028

Cinco membros titulares tomaram posse e quatro suplentes foram nomeados como conselheiros tutelares de Timóteo.
PMT
I033170.jpg
Posse de Conselheiros Tutelares 2024

Conselheiros Tutelares de Timóteo tomaram posse na noite de terça-feira (09/01), no auditório da Prefeitura, no Paço Municipal. A cerimônia contou com a presença do prefeito Douglas Willkys, da Secretária Interina de Assistência e Desenvolvimento Social Jussara Nere, do presidente do Conselho da Criança e do Adolescente Humberto Abreu, da presidente do Conselho de Saúde Maria Petronilha, do vereador Brinnel Tozatti, do Secretário de Governo e Comunicação Social Eduardo Morais e da Controladora Geral Maria Lúcia de Oliveira.
Os cinco membros titulares que tomaram posse para cumprir o mandato no período de 10 de janeiro de 2024 a 09 de janeiro de 2028 são: Debora Lorna P. S. Silveira Branco, Maria Aparecida Soares Almeida, Rodolfo Santos Batista, Joceane M. G. Quintão Carvalho e Késsia R. T. de Almeida Narciso foram eleitos em processo realizado com urnas eletrônicas disponibilizadas pela Justiça Eleitoral, pela primeira vez no município, o que proporcionou maior legitimidade à coleta de votos e celeridade à apuração dos mesmos. Os quatro membros suplentes nomeados de acordo com o decreto assinado pelo Prefeito são: Romilda Marilha G. Moreira, Augusto Aparecido Alves, Ana Lúcia A. Almeida e Cristina F. S. Reggiani Costa.
O prefeito Douglas Willkys saudou os participantes e parabenizou os eleitos reconhecendo a importância do trabalho dos conselheiros tutelares para a comunidade. Ele lembrou que a sua gestão providenciou melhorias na estrutura física do Conselho Tutelar, um veículo novo com  motorista para uso dos conselheiros além de reformulações administrativas no abrigo de menores que passou  a reintegrar as crianças às suas famílias com acompanhamento. Citou também, a implantação pioneira do programa Família Acolhedora no município, aliado ao trabalho com crianças em situação de vulnerabilidade na primeira infância desenvolvido pelo PIPAS (Primeira Infância para Adultos Saudáveis). 
“O serviço público é complexo e lida com situações adversas. É nosso dever e nossa missão compreender o lado de cada um. Eu peço essa sabedoria todos os dias”, pontuou Douglas.
O presidente do Conselho da Criança e do Adolescente, Humberto Abreu, representante governamental, afirmou que os Conselhos são o termômetro da comunidade por estarem muito próximos das pessoas. “Os Conselhos são autônomos e trazem para nós do executivo, as ações a serem desenvolvidas. Precisamos trabalhar juntos no compromisso de servir e cuidar”, disse Humberto.
A Secretária Interina de Assistência e Desenvolvimento Social Jussara Nere enfatizou que a política de Assistência Social não trabalha de forma indepente. “Trabalhamos na ponta da proteção para evitar que as ocorrências cheguem ao processo de denúncia e se tornem situações de grande relevância e agravos sociais”, disse.
Durante palestra, o advogado Hugo Carvalho Cassimiro recomendou que as necessidades de atuação não se limitem ao Conselho Tutelar. 
“É importante que cada membro da rede de proteção assuma o papel de enfrentar as violências. Todos os integrantes da Rede de Apoio devem estar preparados para atender prioritáriamente, de forma rápida e eficiente as ocorrências. Para isso são necessárias o envolvimento de várias políticas e vários setores para o atendimento das crianças e adolescentes vulneráveis. Lutar contra o tráfico de drogas é a luta mais desigual. É fundamental que vocês de toda a Rede se comprometam a estar juntos com o Conselho Tutelar, ser ponto de apoio e fazer com que a realidade dessas crianças e adolescentes mude”, finalizou Hugo. Ele atualmente é consultor na área de infância e atua na realização de cursos do projeto Conselho Eficaz da Associação Beneficente Ágape (ABA), é especialista nas áreas da criança e adolescente, pessoa idosa, direito público e direitos humanos.
A cerimônia de posse contou com o apoio dos intérpretes de libras Tiago Cabral e Geani Sampaio que atuaram durante todo o evento. O encerramento do evento foi marcado com um coquetel de confraternização.

 

Fonte : PMT

Compartilhe:

Galeria de Imagem